fbpx
Connect with us

Dinheiro

Zamp (ZAMP3) deixa o Novo Mercado da B3 e abre portas para proposta do Mubadala. Acompanhe a movimentação da Dona do Burger King.

Publicado

em

Burger King, B3, acionistas, dona
© 2023 - Todos os direitos: © Seu Dinheiro

Descubra como investir com inteligência no Seu Dinheiro com notícias e análises sobre finanças, economia e empresas.

O Mubadala, fundo árabe, teve sucesso em sua tentativa de remover a Zamp (ZAMP3), empresa dona das redes de restaurantes Burger King e Popeyes no Brasil, do Novo Mercado da B3. No entanto, o processo não foi simples.

A proposta de retirada da Zamp do segmento de empresas com práticas mais rigorosas de governança corporativa na B3 obteve o apoio de aproximadamente 61% dos votos em assembleia, demonstrando a significativa adesão dos acionistas à decisão.

.

Plano de tirar a dona do Burger King do Novo Mercado

Lembrando que o Mubadala aumentou significativamente a participação na empresa para quase 40% em dezembro, o que teve um impacto direto no seu poder de voto na assembleia de ontem.

Manifestação dos acionistas contra o plano do Mubadala

A Mar Asset e a Fitpart, que questionaram o plano do fundo árabe, reduziram a sua posição na Zamp antes da assembleia. Ainda assim, 39% dos acionistas se manifestaram contra o plano.

Aval dos acionistas para dispensa da OPA

Com o aval dos acionistas, o Mubadala fica dispensado de fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) pelos papéis dos minoritários para tirar a dona do Burger King do Novo Mercado. A Zamp vale hoje aproximadamente R$ 1,6 bilhão na B3.

Justificativa do Mubadala para a saída da Zamp do Novo Mercado

O Mubadala justificou o pedido para tirar a Zamp do Novo Mercado com o argumento de que a listagem limita algumas das alternativas disponíveis para o financiamento e a expansão das atividades da companhia. Entre os planos em potencial, o fundo citou a captação de recursos no Brasil ou no exterior, assim como a combinação de negócios com outros players nacionais ou estrangeiros.

Regras do Novo Mercado e a opinião dos acionistas

Ainda de acordo com o fundo, as regras do Novo Mercado limitam a captação de recursos por permitir apenas a emissão de ações com direito a voto, além de restringir os tipos de operações societárias que a Zamp pode participar. Nem todos os acionistas digeriram bem o plano do fundo ligado ao Emirado de Abu Dhabi. A Mar Asset argumentou que o Mubadala poderia propor a migração da Zamp para o Nível 2 de governança da B3 em vez de ir para o segmento básico de listagem, permitindo assim a empresa emitir ações preferenciais — uma das restrições atuais que o Mubadala apontou.

Questionamentos e propostas adicionais dos acionistas

A gestora Mar Asset defendeu que a listagem no Novo Mercado não impede a dona do Burger King no país de promover combinações de negócios com outras empresas nem de migrar para bolsas estrangeiras, como defende o Mubadala. Junto com o questionamento, a Mar Asset conseguiu incluir outros itens na assembleia, como a inclusão de uma cláusula de ‘pílula de veneno’ (poison pill) no estatuto e a limitação de voto em temas específicos, que foram rejeitadas pelos acionistas ontem.

Fonte: © Seu Dinheiro

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários