fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Brasil se prepara para receber uma nova onda de calor após frente fria passar

Publicado

em

ondas de calor
Mapa mostra previsão de pouca chuva em todo o Brasil nos próximos dias. — Foto: INMET Mapa mostra regiões onde altas temperaturas devem ser registradas na semana que vem. — Foto: Arte/g1 - Todos os direitos: G1

Massa de ar quente entre Paraguai e norte da Argentina trará calor intenso e máximas perto dos 40°C. Algumas regiões podem ter volume baixo de chuvas.

Uma grande concentração de calor está prevista para se deslocar em direção à região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. A população dessas áreas deve se preparar para o aumento intenso do calor nos próximos dias.

O calor atingirá seu ápice entre quarta (13) e quinta (14), formando ondas de calor que podem trazer desconforto para a população local. É importante se manter hidratado e buscar ambientes climatizados para se proteger do impacto das ondas de calor.

A frente fria vinda do Sul do país provocou fortes temporais em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais nesta semana. Mas, de acordo com a porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, o sistema já se afastou do país.

‘A chuva vai dar uma trégua pelo Brasil nos próximos dias. E, com menos chuva, a temperatura tem mais liberdade para aumentar’, comenta a meteorologista.

Os modelos de precipitação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que um volume baixo de chuvas é esperado no Brasil nos próximos dias. A meteorologista acrescenta ainda que as chuvas devem vir em forma de pancadas, algo típico do verão.

Com a diminuição no volume de chuvas prevista, o nível do Rio Acre, que alcançou marcas históricas nos últimos dias, deve começar a diminuir gradualmente.

Nova onda de calor

Com o aumento gradual das temperaturas ao longo do fim de semana, o país pode enfrentar uma nova onda de calor na próxima semana.

🌡️De acordo com a Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Combinado a uma área de alta pressão, o calor deve persistir sobre a região por vários dias. O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco em constante aquecimento.

A previsão indica que essa massa de ar quente deve se expandir para a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Essas regiões devem enfrentar calor intenso até sexta-feira (15).

As temperaturas mais altas devem ser registradas no oeste da região Sul, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Nestas localidades, pode ser registrada a terceira onda de calor do ano.

A meteorologista Maria Clara Sassaki comenta que, em algumas regiões, os termômetros podem atingir máximas perto dos 40°C. Ela também afirma que o pico da onda de calor deve ocorrer entre quarta (13) e quinta (14).

Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet:

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários