fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

INFOGRÁFICO revela a previsão detalhada da chuva para os próximos dias.

Publicado

em

precipitação, tempestade, aguaceiro
Infográfico mostra os acumulados de chuvas de 15 a 19 e a previsão para os próximos dias — Foto: Vitória Romero/g1 Chuvas causaram prejuízo de mais de R$ 110 bilhões em três anos - Todos os direitos: G1

Temporais no Sudeste com acumulado de chuva de até 50 mm. Nos últimos dias, chuvas causaram estragos em RS, RJ e SC devido à frente fria e ao El Niño.

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de que a chuva atinja boa parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e a região sul de Minas Gerais ao longo do fim de semana, dando sequência a uma semana em que várias áreas da região e do Sul sofreram com temporais.

Na sexta-feira (19), 3 pessoas morreram em razão dos temporais no Estado de São Paulo – duas em Limeira e uma em Sorocaba.

A previsão para este final de semana é de chuvas de até 50 milímetros, com chance de ventos intensos. O tempo deve continuar instável, com possibilidade de chuva, ao longo de todo o fim de semana.

A chuva prevista pelo Inmet pode resultar em um forte aguaceiro , trazendo riscos para as regiões afetadas. É importante que a população esteja alerta para os possíveis impactos dessa precipitação intensa.

.

Previsão do tempo

O infográfico acima ilustra a previsão de onde e de quanto foram os acumulados de chuva por dia desde o início da semana passada (15) até o final de sexta-feira (19), período em que tempestades atingiram os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além dessa semana, os dados da visualização também mostram a previsão das chuvas deste sábado (20) até quinta-feira (25).

Os locais onde mais teve chuva são representados pelas áreas mais avermelhadas e rosadas das imagens. Os dados são do Inmet.

Outlook de precipitação

No sábado (20), a previsão do Inmet indica que a área mais afetada pela chuva será a faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e Região Metropolitana) e áreas do litoral.

Já no domingo, as precipitações mais volumosas vão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul, leste (incluindo a capital e Região Metropolitana), serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais.

A partir de segunda-feira (22), as chuvas intensas devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Característica do verão

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que nessa época do ano é comum que frentes frias cheguem ao país e causem aguaceiros.

‘Nessa época, é comum vir bastante frente fria, que traz mais chuva para lá. Lembrando que frente fria pode trazer tanto chuva quanto massa de ar frio.’

Além disso, mudanças climáticas e a potência do fenômeno El Niño tornam mais extremas chuvas que são comuns nessa época do ano.

VÍDEO: Precipitação tem impacto na economia

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários