fbpx
Connect with us

Mundo

Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz, condenado à prisão em Bangladesh: banqueiro dos pobres enfrenta desafio judicial

Publicado

em

vencedor do Nobel da Paz, banqueiro, banqueiro dos pobres
Muhammad Yunus dá palestra em Osaka em novembro de 2019 — Foto: Mami Nagaoki/Yomiuri/The Yomiuri Shimbun via AFP/Arquivo Muhammad Yunus, economista laureado com o Prêmio Nobel da Paz — Foto: Divulgação - Todos os direitos: G1

Yunus, fundador do Grameen Bank em Bangladesh e ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006, é acusado de violar leis trabalhistas, alegando motivação política.

Muhammad Yunus, o banqueiro dos pobres, enfrentou problemas legais em Bangladesh, sendo condenado a seis meses de prisão por violar a legislação trabalhista. Em 2006, Yunus ganhou o Nobel da Paz pelo seu trabalho pioneiro em tirar milhões de pessoas da pobreza, através de um banco de microcréditos.

Apesar de ser aclamado e reconhecido internacionalmente como vencedor do Nobel da Paz, a primeira-ministra Sheikh Hasina acusou Yunus de ‘sugar o sangue dos pobres’. Nesta segunda-feira (1º), ele e três funcionários da Grameen Telecom foram condenados por violação de leis trabalhistas, por não terem criado um fundo de assistência aos funcionários, de acordo com a AFP.

Muhammad Yunus: O Banqueiro dos Pobres vencedor do Nobel da Paz

Os quatro têm um mês para recorrer da decisão e estão em liberdade sob fiança enquanto aguardam a apelação. Khaja Tanvir, um dos advogados do banqueiro, disse que o caso tem motivação política e tem como objetivo assediar Yunus, segundo a Reuters. Apoiadores dele dizem que isso ocorre porque, uma vez, o banqueiro considerou criar um partido político para rivalizar com a Liga Awami de Hasina.

Quem é Muhammad Yunus

Muhammad Yunus, nascido em 1940, é muçulmano não-praticante e estudou Ciências Econômicas em Nova Délhi. Posteriormente, ampliou seus estudos nos Estados Unidos com bolsas das instituições Fullbright e Eisenhower. Voltou a seu país em 1972 para dirigir o departamento de Economia da Universidade de Chittagong. Mas foram os projetos sociais que se tornaram a força-motriz para que Yunus fosse premiado também com o Nobel da Paz, em 2006. Ele foi reconhecido pela criação do Grameen Bank, instituição especializada na concessão de microcrédito a pessoas de baixa renda. O Comitê Nobel afirmou que os ‘microcréditos se tornaram uma importante força de libertação em sociedades nas quais as mulheres precisam lutar contra um entorno social e econômico repressivo’. Yunus passou a ser reconhecido como ‘banqueiro dos pobres’. O banqueiro também recebeu o Louro Olímpico na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O reconhecimento é concedido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a personalidades que promovam o desenvolvimento social por meio do esporte. Ele foi premiado pela criação da ‘Yunus Sports Hub’, uma organização que promove o empreendedorismo social ligado ao esporte. A ideia é apoiar projetos esportivos autossustentáveis e que ataquem problemas sociais.

Fonte: G1 – Mundo

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários