fbpx
Connect with us

Futebol

Sul-Americana: 10 curiosidades exclusivas sobre os rivais de Corinthians, Inter, Cruzeiro e todos os brasileiros

Publicado

em

Copa Sul-Americana, torneio Continental
Athletico-PR, Corinthians, Inter e Cruzeiro vão disputar a Sul-Americana 2024 Arte ESPN Antigo e novo escudo do Alianza Petrolera Divulgação Alianza Petrolera Aníbal, vestindo a braçadeira de capitão, comemora gol pelo time sub-20 do Palmeiras Fernando Roberto/UAI Foto/Gazeta Press José Maria Morr, técnico do Metropolitanos PABLO PORCIUNCULA/AFP via Getty Images Luciano Cabral em passagem pelo Athletico-PR Getty Images | Athletico-PR/Maurício Mano

Torneio continental com fase de grupos começa terça (2) no ESPN no Star+; história, estádio, futebol, título, goleiro, clube, técnico, prisão.

A Copa Sul-Americana 2024 terá início nesta terça-feira (2) com a fase de grupos, e os torcedores poderão acompanhar as partidas ao vivo pela ESPN no Star+.

Torcedores de Athletico-PR, Corinthians, Cuiabá, Cruzeiro, Fortaleza, Internacional e Red Bull Bragantino já estão ansiosos para ver seus times em ação neste importante torneio continental, a Copa Sul-Americana. Eles aguardam ansiosos por detalhes curiosos envolvendo seus adversários.

1 – O time que inesperadamente mudou de cidade, escudo e cores

Enfrentando este panorama, a ESPN.com.br separou 10 narrativas que a chance de não estarem cientes sobre as equipes sul-americanas que os brasileiros encontrarão nesta etapa do torneio.

Em janeiro, o Alianza Petrolera, equipe colombiana do mesmo grupo do Cruzeiro, surpreendeu seus torcedores ao anunciar nas redes sociais que estava mudando de cidade e de escudo.

A equipe transferiu-se de Barrancabermeja para Valledupar, localizada a 450 km de distância, devido a uma oferta financeira feita pelo prefeito, que queria ter uma equipe da primeira divisão na cidade.

”A Alianza Petrolera tem a satisfação de anunciar à comunidade que o clube tomou a difícil decisão de deslocar sua sede para a cidade de Valledupar. Em reverência à equipe e à sua identidade, as cores amarela e preta, e ‘Petrolera’, continuam. Esperamos que esses símbolos sejam apoiados por cada um de vocês, para que continuem a ser um elo eterno na história de Barrancabermeja”, declarou o Alianza em comunicado oficial.

Com isso, o Alianza Petrolera será chamado Alianza Futbol Club e, apesar de ter prometido à torcida que permaneceria com as cores amarelo e preto, seu novo escudo é azul, branco e vermelho. O novo emblema, inclusive, já foi oficialmente adotado pela Conmebol. Abaixo, é possível conferir:

2- Real Tomayapo é liderado por técnico que foi eliminado com o Flamengo na Libertadores

Adversário do Internacional no grupo C, o Real Tomayapo é comandado por Cristian Arán, conhecido no Brasil por ter sido o auxiliar de Jorge Sampaoli durante sua passagem pelo Flamengo.

O profissional, inclusive, assumiu o comando do Rubro-Negro no segundo tempo da partida de eliminação da CONMEBOL Libertadores do ano passado, contra o Olimpia, após a expulsão de Sampaoli.

3- Presidente do adversário do Fortaleza é famoso cantor de rock no Paraguai

O Sportivo Trinidense, rival do Fortaleza no grupo D, é dirigido pelo cantor de rock paraguaio Norman Rieder.

O mandatário provém de uma influente família de empresários que detém uma holding com atividades em distintos segmentos da economia paraguaia. Uma das razões para ele deixar a música foi uma pós-graduação que realizou na Austrália na área de agronomia. Foi ao retornar ao Paraguai que assumiu o desafio de reestruturar o Trinidense.

Num primeiro momento, o objetivo era explorar o potencial social do clube, localizado em uma área nobre da cidade. Contudo, o futebol foi ganhando espaço sob uma gestão austera, e os resultados começaram a aparecer.

Em 2022, quando o Trinidense foi campeão da segunda divisão, Rieder prometeu ao elenco que reuniria sua antiga banda para realizar um show. No entanto, a promessa ficou apenas no papel…

4- Ex-Palmeiras, que já foi carrasco do Corinthians, defende o Sportivo Ameliano

Destaque da categoria de base do Palmeiras, Aníbal Paz Vega é uma das apostas do modesto Sportivo Ameliano-PAR.

Filho de uma brasileira e de um ex-jogador de futsal paraguaio, o jovem nasceu em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e veio ao Brasil aos 14 anos por conta do futebol.

Depois de uma temporada no Vitória, Aníbal se destacou nas categorias de base e chamou a atenção do Palmeiras após um torneio em Salvador, que o contratou em 2015.

Seu momento mais marcante na base do Palmeiras ocorreu em um clássico fora de casa contra o Corinthians na primeira partida da final da Copa do Brasil Sub-17 de 2017.

Aníbal foi promovido aos profissionais do Palmeiras em 2020, quando fez sua única partida na equipe principal. Ele foi titular do técnico Abel Ferreira no empate por 2 a 2 contra o Ceará no Castelão, em duelo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. O atacante, que não balançou as redes, foi substituído aos 13 minutos do segundo tempo.

Após a estreia, o jogador não teve mais chances no Verdão e foi emprestado em 2021 para Vitória-BA e União de Leiria, de Portugal. Somando os dois clubes, o atacante fez apenas 12 jogos e não balançou as redes.

No final de 2022, Aníbal rescindiu o contrato com o Palmeiras e assinou com o Ameliano, do Paraguai. Desde então, o atacante anotou dois gols e deu uma assistência em 26 jogos disputados pelo time profissional.

5- O ‘porco paraguaio’

O Sportivo Luqueño, rival do Bragantino no grupo H, é apelidado de ”porco paraguaio”.

Esta fama surgiu porque o estádio Feliciano Cáceres, casa do Luqueño, foi erguido em uma área que antes abrigava um enorme chiqueiro.

¡El Kure Luque se viene con todo! 👊#VamosLUQUEÑO 🔵🟡 pic.twitter.com/oEDhfe1hEt

March 7, 2024

Entretanto, por não seguir os padrões da Conmebol, o estádio não será utilizado na Sul-Americana e a equipe mandará suas partidas no tradicional Defensores del Chaco.

6- Adversário do Corinthians tem goleiro fanático pelo Flamengo

O Racing, do Uruguai, primeiro adversário do Corinthians na Sul-Americana, possui um goleiro brasileiro. Trata-se de Alexandre Castro, de apenas 20 anos.

No clube uruguaio desde janeiro, o jogador está na expectativa de disputar a competição continental pela primeira vez. E, apesar de estar distante do Brasil, não deixa de acompanhar os jogos de seu time do coração: o Flamengo.

”Time do coração? Mengão. Sou flamenguista raiz”, confessou em entrevista ao ESPN.com.br.

No Brasil, Alexandre jogou profissionalmente pelo Nova Venécia, time capixaba que tem o pai de Richarlison, atacante do Tottenham e da seleção brasileira, como presidente.

7- Rival do Athletico foi ‘refundado’ após 21 anos

O Rayo Zuliano, rival do Athletico-PR no mesmo grupo, iniciou sua trajetória na 3ª divisão do futebol venezuelano em 2005, disputando o Torneio de Aspirantes. Após uma paralisação, o clube retornou às atividades em 2007-08, quando conquistou o acesso à 2ª divisão.

Em 2010, depois de ter regressado à 3ª divisão, o clube ”deixou de existir” e só se profissionalizou novamente em 2021. Naquele ano, a equipe foi admitida na 2ª divisão.

Na última temporada, o time anunciou a fusão com o Zulia, da 1ª divisão venezuelana, o que resultou na promoção automática à elite.

8- O ‘Goiás’ do Peru

O Deportivo Garcilaso, adversário do Cuiabá no grupo G, chamou atenção por ter seu escudo parecido com o do Goiás.

Apesar da semelhança, as cores são distintas. O time peruano é alvirrubro, ao contrário do clube brasileiro, que ostenta o verde e branco.

Nas redes sociais, alguns torcedores apelidaram o Garcilaso de

Goiás do mal

,

Goiás falso

,

Goiás vermelho

, entre outras alcunhas.

Lançaram o Goiás vermelho no grupo do Cuiabá mesmo? pic.twitter.com/VbSNk5w94O

March 19, 2024

9- Clube tem apenas 12 anos e o mesmo técnico em quase metade

Rival do Cuiabá no grupo C, o modesto Metropolitanos tem apenas 12 anos de existência e aposta na longevidade do trabalho de seu treinador.

O venezuelano José Maria Morr, de 42 anos, está há mais de cinco temporadas no cargo, e é um dos técnicos com mais tempo no mesmo emprego entre as equipes que disputam a fase de grupos da competição.

Foi durante seu comando que a equipe conquistou seus maiores feitos: o título do Campeonato Venezuelano, em 2022.

10- Ex-Athletico permaneceu seis anos preso e retomou carreira no Coquimbo Unido

O meio-campista Luciano Cabral retomou sua carreira no Coquimbo Unido após passar seis anos preso por envolvimento em um assassinato, em 2017, ato do qual seu pai admitiu-se autor. O time chileno é rival do Bragantino no grupo H.

Em 2016, o argentino jogou no Athletico-PR, tendo disputado apenas seis jogos, sendo titular em duas ocasiões. Na época, o clube paranaense rescindiu seu contrato por causa do homicídio.

Luciano cumpriu cinco anos e quatro meses de prisão e foi colocado em liberdade condicional em outubro de 2022. Ele foi contratado pelo Coquimbo em janeiro deste ano e já soma seis gols e quatro assistências em 38 partidas.

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários