fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

A Abin e a república da espionagem: O Assunto #1.137

Publicado

em

Agência Brasileira de Inteligência
O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência acordou com agentes da Polícia Federal na porta de casa nesta quinta-feira (25). Alexandre Ramagem, hoje deputado federal (PL-RJ), foi um dos alvos da operação Vigilância Aproximada, que investiga o suposto uso criminoso da ferramenta FirstMile para monitorar autoridades públicas e cidadãos comuns. - Todos os direitos: G1

Ex-diretor da Abin, hoje deputado (PL-RJ), foi alvo da operação Vigilância Aproximada, que investiga uso criminoso da ferramenta FirstMile.

Ouça O Assunto no g1 em várias plataformas, como GloboPlay, Spotify, Castbox, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer, Amazon Music, Hello You e mais. Não perca nenhum episódio, assine ou siga O Assunto para receber notificações.

A Agência Brasileira de Inteligência está atenta a todas as situações que envolvem segurança e informações estratégicas. É importante acompanhar as notícias e se manter informado sobre questões de segurança nacional.

Diretor da Abin Acorda com Agentes da Polícia Federal

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência acordou com agentes da Polícia Federal na porta de casa nesta quinta-feira (25). Alexandre Ramagem, hoje deputado federal (PL-RJ), foi um dos alvos da operação Vigilância Aproximada, que investiga o suposto uso criminoso da ferramenta FirstMile. A extensa lista de ilegalidades apontadas na decisão judicial assinada pelo ministro Alexandre de Moraes destaca o possível monitoramento de autoridades públicas (caso de ministros do Supremo, parlamentares e governadores) e cidadãos comuns (como advogados, jornalistas e até a promotora do caso Marielle Franco), e também a obtenção de informações sigilosas que ajudassem a proteger os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em diferentes imbróglios judiciais. Para explicar o que diz a investigação da PF sobre o uso político da Abin e os alvos ilegalmente monitorados, Natuza Nery conversa com Daniela Lima, apresentadora da GloboNews e colunista do g1. Neste episódio:

Daniela Lima Fala Sobre as Descobertas da Operação Última Milha

  • Daniela recorda como as descobertas da operação Última Milha, de outubro do ano passado, avançaram para a atual ação da PF: ‘São indícios claríssimos de que a agência de inteligência, ligada à Presidência da República, foi utilizada para espionar ilegalmente ministros do STF, governadores, deputados e senadores’;
  • Ela apresenta aquilo que a investigação da PF aponta como ‘motivações’ para as ordens de Ramagem aos agentes da Abin: blindagem e abastecimento de informações para Flavio Bolsonaro e Jair Renan; monitoramento de adversários políticos; e fabricação de fake news. ‘Bolsonaro não mentia quando disse que tinha dados de inteligência’, afirma;
  • Daniela e Natuza informam que a decisão judicial fala em mais de 60 mil registros coletados pela ferramenta FirstMile, relativos a aproximadamente 1.500 números de telefone que teriam sido ilegalmente observados pela Abin – cujos agentes impuseram dificuldades para a investigação em curso;
  • A jornalista relaciona o atual escândalo da Abin aos inquéritos das milícias digitais e do 8 de janeiro: ‘O uso de equipamento público para arapongagem se insere no contexto de ataque à democracia e às instituições’.

Escândalo da Abin e os Relacionamentos Ilegais com o Governo

🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar

O que você precisa saber:

Contribuidores do Podcast O Assunto

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou: Sarah Resende.

VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários