fbpx
Connect with us

Tecnologia

Alerta da Anatel: Golpe usa nome da Agência para alertar sobre golpe de ligações de operadoras.

Publicado

em

Agência Nacional de Telecomunicações
Anatel alerta para golpe que usa nome da agência para induzir clientes a trocar de operadora — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução As buscas na internet que bombaram no ano de 2023 'Treta do ChatGPT': entenda a troca relâmpago que Sam Altman fez da OpenAI pela Microsoft Entenda o que é live NPC, nova trend do TikTok - Todos os direitos: G1

Agência nega contatos com consumidores para trocar operadora. Empresas citadas devem dar explicações. Golpe usa ligações a clientes.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um alerta sobre golpistas que estão utilizando seu nome em ligações para persuadir clientes a mudarem de operadora de telefonia. A agência divulgou a informação por meio de um comunicado, destacando a importância de ficar atento a esse tipo de prática fraudulenta.

De acordo com a Anatel, as fraudes estão relacionadas com o nome de diversas empresas do setor, tanto como supostas beneficiadas quanto como supostas prejudicadas. O g1 questionou a agência sobre quais empresas estão envolvidas, mas até o momento não obteve resposta. É fundamental que os consumidores estejam cientes dessas práticas enganosas e denunciem qualquer tentativa suspeita envolvendo o nome da Anatel.

Agência Nacional de Telecomunicações: Comunicados sobre Reclamações na internet pelo uso de Telemarketing

A anatel informou adicionalmente que ‘cobrou esclarecimentos de algumas das empresas envolvidas’ e que outras ações podem ser adotadas com embasamento na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas regulamentações (leia o comunicado ao final).

A entidade que representa as principais operadoras de telefonia do país, a Conexis, não respondeu à solicitação do g1.

Registros de Reclamações na internet por Uso Indevido da Anatel

Nas mídias sociais, alguns usuários relataram ter recebido chamadas de pessoas que se passam por funcionários da Anatel. É o caso de Jeferson Menezes, que viralizou no X (antigo Twitter) com um relato sobre a sua experiência como alvo dessa tentativa de fraude.

Jeferson disse que é cliente da Oi e que ligou para a operadora porque a qualidade da sua internet estava ruim. Em vez de a ligação ajudar a resolver o problema, ela criou outro: ligações consecutivas de números desconhecidos.

Após recusar várias chamadas, ele resolveu atendê-las e passou a ouvir uma gravação que falava de um suposto problema de rede em sua região. A voz perguntava se o problema tinha sido resolvido.

‘Eu dizia que não, e me passavam pra um ‘suporte’ onde a atendente tentava me convencer a trocar meu plano da Oi, mas que teria que ‘migrar”, disse Jeferson, que afirmou ter recebido propostas de contratar planos da Claro e da TIM.

Medidas de Proteção para os Consumidores

A Anatel informa que não negocia ou intermedia reclamações dos consumidores contra prestadores de serviços, nem entra em contato com clientes para encaminhar boletos, comunicar sobre valores a receber, tratar de demandas abertas na agência ou solicitar informações.

‘Cada consumidor é livre para escolher o seu prestador de serviços de telecomunicações’, diz a agência. O órgão também deu algumas dicas para clientes se protegerem deste tipo de golpe:

Leia a íntegra da nota da Anatel:

‘A Agência Nacional de Telecomunicações informa que vem recebendo demandas por fontes diversas referentes a existência de tentativas de fraudes por meio de ligações telefônicas de pessoas com alegados vínculos às prestadoras de serviços de telecomunicações e que utilizam indevidamente o nome da Anatel para tentar gerar credibilidade e enganar consumidores, induzindo-os a mudarem o seu provedor de serviços.

A Anatel, em nenhuma hipótese, associa-se a empresas do setor ou entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadores de serviços. A Agência está apurando as informações recebidas para que possa tomar providências concretas e assertivas.

As fraudes relatadas envolvem o nome de diversas empresas do setor, tanto como eventual ‘prejudicada’, como ‘beneficiada’ pela ação. A Anatel tem atuado de forma proativa, colaborativa e, quando necessário, punitiva junto às prestadoras para que as práticas comerciais e de abordagem de clientes sejam pautadas pela ética, transparência e respeitem a vontade do consumidor.

É notória também a atuação da Agência nos últimos anos no combate às ligações de telemarketing abusivo, que geram grande incômodo na população pelo recebimento indesejado, além do uso inadequado e prejudicial das redes de serviços de telecomunicações, quando em caráter massivo. O problema é complexo pois envolve diversas camadas técnicas, práticas comerciais e atores, que muitas vezes se utilizam de recursos ilícitos para continuar realizando as chamadas.

A fraude também envolve aparente utilização indevida de dados cadastrais dos consumidores, inclusive de prestadoras concorrentes. A Anatel já cobrou explicações de algumas das empresas envolvidas, sem prejuízo de outras ações que possam ser tomadas com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e seus regramentos. As próprias prestadoras de telecomunicações estabeleceram código de conduta setorial sobre telemarketing, que preveem punições em caso de utilização de práticas desconformes.

Além disso, a Anatel também faz as seguintes recomendações aos consumidores:

  1. em caso de dúvidas sobre a oferta, o consumidor deve procurar a prestadora pelos seus canais oficiais de atendimento;
  2. fiquem atentos para possíveis golpes, especialmente quando as ligações para oferta de produtos ou serviços não utilizarem o prefixo 0303;
  3. cada consumidor é livre para escolher o seu prestador de serviços de telecomunicações;
  4. a Agência disponibiliza em seu site página com dicas contra fraudes e golpes, inclusive os que utilizam o nome da Anatel (https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/dicas-contra-fraudes).

Lembramos que os canais de atendimento da Anatel estão disponíveis para eventuais orientações ou reclamações sobre o assunto pelo aplicativo Anatel Consumidor, pelo site gov.br/anatel/consumidor ou por meio do telefone 1331.

Incentivamos que o consumidor utilize os canais acima para comunicação de casos como esses, para que a Agência possa adotar as medidas devidas.’

As buscas na internet que bombaram no ano de 2023

‘Treta do ChatGPT’: entenda a troca relâmpago que Sam Altman fez da OpenAI pela Microsoft

Entenda o que é live NPC, nova trend do TikTok

Fonte: G1 – Tecnologia

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários