fbpx
Connect with us

Dinheiro

Argentina: Presidente Milei comemora resultado positivo do primeiro mês na Casa Rosada e Banco de Investimento vibra

Publicado

em

dólar, bancão, presidente
© 2023 - Todos os direitos: © Seu Dinheiro

Aprenda a investir com inteligência, com notícias e análises sobre finanças, economia e empresas.

Quando a Argentina foi às urnas no final do ano passado para escolher o novo presidente, muitos analistas previram desafios para o governo eleito.

Um mês depois da posse de Javier Milei, a situação parece estar se estabilizando, surpreendendo até mesmo o Bank of America.

O sucesso de Milei na Argentina, segundo Wall Street

Segundo o titã de Wall Street, Mile teve um bom início de governo, com iniciativas positivas — como um ajuste fiscal maior do que o esperado, uma forte desvalorização cambial, uma rápida acumulação de reservas e um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os analistas do BofA comentam sobre as ações de Milei

‘Os anúncios decisivos para corrigir o déficit fiscal e as contas externas estabilizaram a situação financeira — e isso explica o rali maior do que o esperado dos bonds’, disseram os analistas do BofA liderados pelo estrategista de câmbio Sebastian Rondeau.

O plano fiscal equilibrado de Milei

O governo de Milei anunciou uma meta fiscal equilibrada envolvendo um ajuste de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024, sendo 3% do PIB via cortes de despesas e 2% via medidas de receitas.

Embora tenha se saído melhor do que o esperado nesse primeiro mês na Casa Rosada, Milei tem inúmeros desafios pela frente.

Segundo o BofA, embora o governo mostre determinação, pelo menos 70% dos ajustes necessários devem ser feitos pelo Congresso.

E um dos maiores desafios da nova gestão Argentina, segundo o banco, é o ajuste fiscal, com o efeito dos cortes nos subsídios à energia — que começam em fevereiro.

Além disso, a recessão deve ser profunda no primeiro trimestre, com uma queda acentuada observada nos indicadores iniciais de consumo. Tudo isso deve afetar a receita do governo.

Já no segundo trimestre, uma colheita melhor deverá sustentar a arrecadação, de acordo com a previsão do Bank of America.

O impacto da desvalorização do peso argentino

Já a desvalorização do peso argentino combinada com a persistência de controles de capital permitiram uma forte acumulação de reservas cambiais, da ordem de US$ 3 bilhões.

Segundo o BofA, com a liberalização gradativa do câmbio, a diferença entre a taxa oficial e a paralela deve cair a 20% após a entrada de recursos da safra.

Desafios inflacionários na Argentina

A inflação, no entanto, segue como desafiadora, embora haja alguns sinais positivos, segundo os analistas. O índice de preços ao consumidor na Argentina subiu 25,5% em dezembro em base mensal e terminou 2023 com alta de 211%.

Segundo o banco, o salto da inflação se deve, em parte, a uma correção pontual do preço relativo após a desvalorização e a desregulamentação.

‘Mas há também um componente persistente de políticas expansionistas anteriores e indexação generalizada. Correções de preços relativos pendentes — por exemplo, na eletricidade, no gás natural, nos combustíveis, nos transportes, na saúde, na educação — pesarão sobre inflação entre janeiro e abril’, afirmam os analistas.

Para o BofA, a proposta de desindexação enviada ao Congresso é condição necessária para um programa de desinflação mais agressivo. O banco prevê que a inflação atinja 210% neste ano na Argentina.

Compartilhe

Fonte: © Seu Dinheiro

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários