fbpx
Connect with us

Mundo

Ibovespa atinge recorde histórico e dólar registra queda significativa.

Publicado

em

índice acionário, B3
Cédulas de dólar — Foto: bearfotos/Freepik Entenda o que faz o dólar subir ou descer - Todos os direitos: G1

Bolsa avança 1,06% e dólar cai para R$ 4,9144.

O Ibovespa fechou o pregão em alta nesta quinta-feira (14), alcançando mais de 130 mil pontos e alcançando o maior nível de fechamento da sua história.

O resultado superou o recorde anterior de 7 de junho de 2021, quando o Ibovespa atingiu 130.776 pontos.

.

Juros e Ibovespa

O clima de otimismo repercute as decisões de ontem na política monetária daqui e lá de fora. Na última sessão, o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a Selic, taxa básica de juros, em 0,5 ponto percentual, de 12,25% ao ano para 11,75% ao ano. Enquanto nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manteve seus juros entre 5,25% e 5,50% ao ano, com o presidente da instituição, Jerome Powell, sinalizando que os aumentos no país podem ter chegado ao fim.

Com a redução dos juros e o presidente do Fed indicando uma pausa nos aumentos, o mercado reagiu positivamente, refletindo ganhos para o

Ibovespa

, que subiu 1,06%, alcançando os 130.842 pontos, atingindo um novo recorde histórico. A alta do índice foi impulsionada pelo ganho das empresas de consumo doméstico e o avanço de 2% da Petrobras, trazendo ânimo para os investidores.

No cenário internacional, as taxas de juros longas dos Estados Unidos caíram, assim como os núcleos da inflação, o que contribuiu para a decisão do Copom de cortar a Selic e sinalizar novos cortes para 2024. Os especialistas destacam que o comunicado do Copom não trouxe grandes mudanças em relação ao anterior e reforçou a importância do cumprimento da meta fiscal para a ancoragem nas expectativas de inflação e, consequentemente, para a política monetária.

A suavização do balanço de riscos externos também é vista como um bom sinal para a continuidade do ciclo de quedas de juros no país, o que favorece o cenário de alta do

Ibovespa

.

Dólar e Mercados

Neste mesmo cenário otimista, o dólar fechou em queda, na casa dos R$ 4,91, acumulando baixa na semana, no mês e no ano. Com o resultado positivo nos mercados, o índice acionário B3, mais conhecido como Ibovespa, alcançou um novo recorde histórico, trazendo ganhos de rentabilidade para os investidores. A decisão do Copom de cortar a taxa Selic e o sinal de um possível fim no ciclo de aumentos dos juros nos Estados Unidos refletiram nos mercados, reduzindo a rentabilidade dos títulos públicos americanos e favorecendo as ações de risco. O clima favorável aos ativos de risco é um reflexo direto das decisões tomadas ontem nos comitês de política monetária do Brasil e dos Estados Unidos. Após o fechamento do mercado, o Copom anunciou novos cortes na Selic para 2024, o que vem gerando expectativas para a continuidade do ciclo de redução de juros. O otimismo nos mercados sugere que a economia global está menos adversa e favorece o índice acionário B3, que registrou ganhos significativos. Com isso, os investidores se voltam para a reaplicação de recursos no mercado de ações, diante da tendência de alta do Ibovespa.

Fonte: G1 – SP

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários